Análises
de Água
Análises
da Água

No ano 1998 criamos o Laboratório de águas Projectágua para apoio a utentes no controlo de águas particulares de poços furos e piscinas.

Deslocamos técnicos ao local ou fornecemos o material e instruções para as colheitas.

Parâmetros Físico-químicos e Bacteriológicos determinados por métodos de referência.

Análises de potabilidade em águas de consumo

Princípio do teste:

Determinar se a água é potável para consumo humano e não constitui um risco para saúde pública.

A água pode ser uma fonte importante de difusão de doenças. Por isso devem ser tomadas medidas em tempo útil para prevenir riscos associados ao seu consumo.

A atual legislação estabelece critérios microbiológicos e físico químicos a avaliar em função do tipo de água, a sua origem e utilização.

Colheita:

– É realizada pelo cliente com o recurso a um recipiente próprio para o efeito, fornecido pelo laboratório.

Análises de águas de piscinas e hidromassagens

Princípio do teste:

Determinar se a água não é veículo de transmissão de bactérias e que não constitui um risco para saúde pública.

O controlo microbiológico e físico químico das águas de piscinas e de hidromassagens evita o surgimento de infeções dérmicas, infeções das mucosas, infeções gástricas o reações alérgicas nos utilizadores.

Para a análises de águas de piscinas, jacúzis e hidromassagens a legislação estabelece aspectos muito concretos que têm como objetivo diminuir os agentes contaminantes neste tipo de águas.

Colheita:

– É realizada pelo cliente com o recurso a um recipiente próprio para o efeito, fornecido pelo laboratório.

Pesquisa de Legionella

Saber se existe a presença desta bactéria em particular.

Colheita:

– É realizada por pessoal qualificado, seguindo o proocolo associado a estas situações.

A legionelose é uma doença bacteriana de origem ambiental que se pode apresentar em duas formas clínicas: infeção pulmonar ou Doença do legionário (pneumonia com febre alta) e a forma não pneumónica conhecida como Febre de Pontiac que apresenta uma síndroma febril agudo e de prognóstico leve.

A infeção pelas diferentes espécies de Legionella no ser humano surge por inalação de aerossóis contendo o microrganismo e pode acontecer normalmente em diferentes tipos de instalações, equipamentos e edifícios podendo apresentar-se como um caso isolado ou esporádico ou em surtos quando atinge um maior número de casos no local.

Não existe transmissão pessoa a pessoa, nem pela ingestão de água contaminada, e a maior parte das pessoas expostas não chega a ser infetada. Entre os fatores de risco para a infeção estão a idade avançada e um historial de tabagismodoença pulmonar obstrutiva crónica ou imunossupressão.

Deve ser feito o controlo de qualidade microbiológico e físico químico da água e a pesquisa de legionellas em todas as instalações de risco: torres de refrigeração, sistemas de água quente sanitária, instalações termias (jacúzis, banheiras de hidromassagem, piscinas climatizadas, spas…).

A Legionella desenvolve-se mais facilmente em locais onde a água fica parada, com temperaturas amenas (25 a 42ºC).

Perguntas

Frequentes

Respondemos a todas as suas questões, para que possa realizar as suas análises no Laboratório, completamente informado.

A água do seu poço, furo deve ser analisada regularmente para detectar a presença de bactérias e de contaminantes químicos. E imediatamente sempre que detectar uma alteração na transparência, na cor, no cheiro ou no paladar.

Faça as análises quando os riscos de contaminação forem mais elevados: no início da primavera, após o inverno, depois de um período de seca, depois de um período de chuvas abundantes ou depois de um longo período de não-utilização do poço ou furo…

Conforme o tipo de tratamento que utilize na sua piscina ser-lhe-ão propostos os parâmetros indicados de acordo com as orientações das autoridades sanitárias.

Deverá analisar a água no início da época em que vai utilizar a piscina e depois regularmente, conforme as recomendações das autoridades.

Contacte-nos caso necessite de algum esclarecimento.

Para uma utilização doméstica (lavagem, duche, rega do jardim) em princípio uma análise físico-química é suficiente.

Para um estudo de potabilidade, é necessário fazer para além da análises físico-química também um estudo microbiológico (pesquisa de bactérias)

Em caso de dúvida não hesite em contactar o laboratório que o aconselhará sobre que tipo de análises deve realizar.

Em função do tipo de análises que solicitou ser-lhe-á fornecido um boletim com os resultados com algum comentário que se entender pertinente.

Se necessitar de algum esclarecimento adicional, poderá entrar em contacto connosco.